Unimog para terrenos muito difíceis

Construído para os extremos.

Se o seu dia a dia o levar por terrenos extremos, condições meteorológicas extremas ou tarefas extremas, com o Unimog todo-o-terreno tem ao seu lado um pacote de potência que não só é fiável, mas também muito robusto.

Destaques

Estabelecer padrões com o Unimog.

O caminho para o Unimog de alta mobilidade começa onde termina a estrada: a tração integral, a sua elevada distância ao solo e a suspensão extremamente flexível à torção tornam-no possível. Desta forma, pode levar equipa, material ou equipamento pesado até locais de utilização remotos.

Um Unimog azul com braço de grua levanta uma carga cilíndrica grande num terreno florestal.

Com o Unimog obtém mais do que um veículo. Graças às possibilidades de montagem e carroçaria padronizadas, praticamente não existem limites para as variantes de utilização.

Um Unimog demonstra a sua capacidade todo-o-terreno ao percorrer uma colina íngreme e pavimentada numa área florestal.

A articulação do eixo de 30° permite-lhe uma tração ideal, mesmo em terrenos difíceis.

Um veículo de bombeiros Unimog vermelho e amarelo atravessa água lamacenta numa área florestal.

A distância ao solo do Unimog permite-lhe atravessar rios, riachos ou zonas de inundação de até 1,2 m de profundidade.

Acionamento

Com impulso no eixo.

Quer esteja a circular na autoestrada a uma velocidade máxima de 89 km/h ou a uma velocidade de passo: com o Unimog, pode atuar com eficiência em qualquer gama de rotações, pois o seu camião tem uma cadeia cinemática com motores eficientes da Mercedes‑Benz Trucks, bem como uma caixa de velocidades potente e permite valores de carga elevados com os seus eixos robustos.

Um diagrama mostra as diferentes velocidades (velocidade muito reduzida, de trabalho e básica) de um Unimog e as respetivas gamas de velocidades na marcha à frente e marcha-atrás.
  • Caixa manual EPS de 8 velocidades com grupo todo-o-terreno
  • Sistema de troca de velocidades automatizado (EAS)
  • Tração integral ativável
  • Electronic Quick Reverse (inversão de marcha)

Vista detalhada de um motor.
  • Motor de 4 cilindros potente com 170 kW e 900 Nm de binário
  • Cumprimento da norma relativa aos gases de escape Euro VIe

Uma representação esquemática dos eixos e das rodas.
  • Eixos pórticos robustos  
  • Travões de disco pneumáticos de série
  • Sistema de regulação da pressão dos pneus TireControl plus com operação prática de fábrica
  • Programa off-road
  • 3 bloqueios do diferencial ativáveis individualmente
Um Unimog amarelo com grua levanta uma carga numa pedreira ou num ambiente semelhante. Uma pessoa com vestuário de trabalho encontra-se ao lado do veículo.
Possibilidades de carroçaria

Versátil em todo-o-terreno.

Os acionamentos mecânicos, hidráulicos e elétricos e as interfaces abrem inúmeras possibilidades para diferentes equipamentos e carroçarias. Há décadas que a Mercedes‑Benz Trucks colabora com fabricantes internacionais de equipamentos e carroçarias. Graças aos pontos de ligação padronizados, a fixação de carroçarias e a troca de equipamentos são possíveis sem complicações.

Possibilidades de carroçaria

Estabelece padrões no terreno.

Quer a sua missão o leve a percorrer cascalho, neve, areia ou estradas não pavimentadas: o Unimog todo-o-terreno supera quando outros cedem. E traz logo os meios auxiliares necessários para que possa realizar as suas tarefas no local.

Múltiplas possibilidades de carroçaria

Com a ajuda de inúmeros pontos de montagem normalizados, pode fixar equipamentos e carroçarias de forma estável e segura.

  1.  Placa de montagem dianteira normalizada para equipamentos agregados até 1,5 t
  2. Ferragens de montagem dianteiras para compressores ou agregados
  3. Suporte do guincho
  4. Ferragens de montagem da estrutura
  5. Peças de fixação para carroçarias de plataforma ou de caixa fechada
  6. Conjunto do piso para carroçarias especiais
Uma representação rotulada dos pontos de montagem que esclarece a diversidade das possibilidades de carroçaria.

Um veículo de bombeiros vermelho está numa floresta enquanto os bombeiros pulverizam água com uma mangueira.

Se quiser utilizar, por exemplo, bombas de água de extinção ou bombas hidráulicas, a tomada de força no motor oferece-lhe múltiplos potenciais de utilização. Opcionalmente, também pode optar pelas comprovadas tomadas de força na caixa de velocidades, por exemplo, uma rápida para bombas hidráulicas e uma muito rápida para bombas de bombeiros. O conjunto do piso especial é utilizado para a montagem sem torção de carroçarias de plataforma ou de caixa fechada.

Grande plano da frente de um Unimog branco, que mostra diferentes ligações.

Com o sistema hidráulico do veículo, pode operar equipamentos como guinchos de auto-recuperação, limpa-neves, carregadores frontais ou ferramentas de trabalho hidráulicas. O sistema hidráulico de circuito simples fornece uma pressão de trabalho de 240 bar com uma capacidade de 60 l/min e uma potência da bomba de 24 kW. Na frente e na traseira, tem ainda à sua disposição ligações de ficha normalizadas. Para a alimentação elétrica dos equipamentos, pode recorrer a 4 tomadas padronizadas.

Um Unimog vermelho extingue um incêndio florestal.

Seja na proteção civil ou noutras situações extremas: pode confiar no Unimog mesmo em tarefas e desafios exigentes.

Dinâmica de grupo.

Se quiser transportar não só material, mas também muitas pessoas, pode encomendar o Unimog com cabina dupla. O banco dianteiro tem espaço para 3 pessoas e o banco traseiro conta com 4 lugares para que possa transportar um total de 7 pessoas. O banco traseiro tem cintos individuais, é rebatível e oferece um grande compartimento de arrumação para ferramentas, equipamento ou objetos pessoais. A equipa entra e sai através de 4 portas de abertura ampla. E se precisar de uma dose extra de conforto, em vez do banco traseiro também pode adquirir 2 bancos individuais com suspensão pneumática.

Um Unimog prateado com portas abertas que mostram o interior do veículo e os bancos. A superfície de carga do veículo comercial pesado está coberta por uma lona.
Capacidade todo-o-terreno

Praticamente não conhece obstáculos.

Para si, o Unimog todo-o-terreno combina uma elevada altura ao solo com um centro de gravidade baixo. Assim, também em terrenos íngremes tem a maior estabilidade possível e pode atravessar terrenos acidentados de forma muito flexível.

Um Unimog azul sobe uma duna de areia íngreme.

Capacidade todo-o-terreno

Um Unimog branco percorre terreno arenoso.

Conceito de estrutura único.

Graças ao quadro do veículo acotovelado, a peça central da experiência todo-o-terreno do Unimog, pode trabalhar de forma flexível e estável. A curvatura permite, juntamente com os eixos pórticos, uma elevada altura ao solo com um centro de gravidade do veículo baixo. E como o quadro está completamente soldado, resiste permanentemente à torção. Graças à sua capacidade de torção em combinação com a tecnologia de tubo de acionamento, bem como o apoio de três pontos do motor, da caixa de velocidades, da cabina e das carroçarias, pode conduzir com uma torção diagonal de até 600 mm.

Graças à ligação dos eixos através do tubo de acionamento, dos acoplamentos esféricos na caixa de velocidades e das molas helicoidais com grandes cursos da mola, pode conduzir sem esforço e com elevada tração com uma deflexão do eixo de até 30°. O encapsulamento protege os veios primários do seu Unimog contra impurezas como pó, água e outras influências no terreno.

Secção transversal de um cubo da roda com pneu, que mostra os elementos mecânicos internos.

Os eixos pórticos típicos do Unimog oferecem-lhe uma grande altura ao solo com um centro de gravidade do veículo baixo. E graças à disposição assimétrica dos diferenciais dos eixos, pode ultrapassar obstáculos com mais facilidade. A suspensão dos eixos é reforçada e pode suportar também cargas muito elevadas. A construção dos eixos é igualmente robusta: permite valores de carga de série elevados.

Eixo pórtico
1.    Redutor no cubo da roda

2.    Centro do eixo

3.    Centro da roda

O Unimog oferece-lhe grandes ângulos de entrada/saída e rampa devido às suas longarinas traseiras curtas e à sua elevada altura ao solo. Juntamente com a sua capacidade de subida de até 100%, também pode dominar troços de terreno íngremes. 

Desenho esquemático sobre o tema pneus simples.

O princípio: as rodas traseiras seguem as rodas dianteiras numa faixa. Isto aumenta a tração e protege o piso.

Seja na estrada, na areia ou em terreno acidentado, pode ajustar a pressão do pneu ao piso adequado. Com um dos 3 modos previamente parametrizados "Estrada", "Areia" e "Estrada em mau estado", pode selecionar intuitivamente o ajuste certo. O TireControl plus também beneficia a natureza: conduzir em todo-o-terreno com uma pressão do pneu reduzida melhora a tração e protege o solo.

Conforto & Design

Ergonomia

Entrar, sentir-se bem e arrancar: Com a posição do banco confortável e o painel de instrumentos combinado claro, o Unimog oferece-lhe uma operação intuitiva e maior segurança na utilização.

O interior de um Unimog com vários lugares e cintos de segurança.
O interior de um Unimog com vários lugares e cintos de segurança.
Vista da cabina de um Unimog. Um homem sentado ao volante controla o veículo.
Vista da cabina de um Unimog. Um homem sentado ao volante controla o veículo.
Na imagem, é possível ver o painel de instrumentos de um Unimog com volante, visualização de instrumentos e diversos elementos de comando.
Na imagem, é possível ver o painel de instrumentos de um Unimog com volante, visualização de instrumentos e diversos elementos de comando.
Conforto & Design

Ergonomia

Grande plano do volante multifunções de um Unimog.

Conceito de operação bem pensado.

No Unimog, vive um ambiente de trabalho que satisfaz os seus requisitos diários. O cockpit facilita o trabalho com um conceito de operação bem pensado. Graças à disposição ergonómica dos elementos de comando, tem tudo sob controlo. Assim, pode realizar as suas tarefas de forma descontraída e confortável.

Progresso ergonómico.

No Unimog, a cabina apoia-o no seu trabalho – especialmente quando tem de tomar decisões rápidas. Os elementos de comando estão dispostos intuitivamente e são fáceis de manusear. Sente-se na zona de baixa vibração atrás do eixo dianteiro e desfrute de uma condução agradável mesmo fora de estrada. As luzes diurnas e os faróis proporcionam uma excelente visibilidade e permitem manter a área de condução sob controlo.

O configurador Web Unimog

Descobrir agora o Unimog em 3D.

Configure o seu Unimog virtualmente de acordo com os seus próprios desejos, selecionando entre uma variedade de possíveis variantes de equipamento e de veículo. Veja o interior da cabina a 360 graus e comprove as vantagens do conceito Unimog.

Segurança

Em segurança em todo-o-terreno.

Seja com gelo e neve ou no deserto, seja na água ou em encostas íngremes: com o seu Unimog viaja da forma mais segura possível. O robusto quadro soldado, a cabina totalmente em aço, a profundidade de vau de 1,2 m e o conceito de tubo de acionamento protegem o condutor e o seu veículo. O programa off-road garante uma segurança adicional em quase todos os pisos. O baixo centro de gravidade do veículo proporciona a maior estabilidade possível, mesmo em inclinações extremas.

Dois empresários sentados a uma mesa discutem documentos e bebem café.
Aconselhamento e serviços

Muito bem protegido.

Os nossos parceiros de serviços definem diariamente padrões em termos de qualidade, custos e consciência ambiental. Em caso de reparação, o Mercedes-Benz Trucks Service está ao seu lado com peças originais. Com pacotes de garantia atrativos, pode proteger o seu camião, evitando assim riscos económicos imprevisíveis. Escolha o pacote mais adequado às suas necessidades e prepare-se bem para o serviço. Mantenha o seu camião a funcionar com os pacotes de garantia que podem ser adicionados quando compra um veículo novo.

Custom Tailored Trucks

O seu camião personalizado

Se pretende que o seu camião seja tão único como o seu utilizador, as fábricas da Mercedes‑Benz Trucks em Wörth e Molsheim estão ao seu dispor. Aqui, os profissionais concretizam os seus requisitos especiais, que vão para além da produção em série. Também para estes modelos especiais recebe uma garantia do fabricante e beneficia do Mercedes-Benz Trucks Service a nível mundial.

Um soldador com capacete de proteção e luvas a soldar uma peça metálica.
Um Unimog branco na praia.

Cooperação com fabricantes de carroçarias

Há décadas que a Mercedes-Benz Trucks trabalha em estreita colaboração com fabricantes de equipamentos e de carroçarias internacionais e certificados. A experiência e os conhecimentos especializados dos parceiros são incorporados em soluções de sistema feitas à medida das suas necessidades.

A estreita colaboração tem um foco claro: a sua segurança. Não se trata apenas de novas soluções de montagem e carroçaria, mas também de características básicas do veículo. Pois o melhor resultado para si surge quando todos trabalham de mãos dadas.

Dados técnicos

A escolha certa.

O camião adequado para as suas tarefas.
Saiba mais sobre os detalhes técnicos do Unimog todo-o-terreno.  

Um Unimog branco numa estrada, num cenário rural.
Dados técnicos

Especificações

Desenho técnico de um Unimog.

Dimensões e pesos.

    
U 4023U 4023 cabina duplaU 5023U 5023 cabina dupla
Distância entre eixos (mm)Distância entre eixos (mm)Distância entre eixos (mm)Distância entre eixos (mm)
3850385038503850
Altura do veículo (mm)Altura do veículo (mm)Altura do veículo (mm)Altura do veículo (mm)
2797279728732873
Largura do veículo (mm)Largura do veículo (mm)Largura do veículo (mm)Largura do veículo (mm)
2480248024802480
Comprimento do veículo (mm)Comprimento do veículo (mm)Comprimento do veículo (mm)Comprimento do veículo (mm)
6000600060006000
Espaço de montagem (mm)Espaço de montagem (mm)Espaço de montagem (mm)Espaço de montagem (mm)
4100 x 2280 x 14003100 x 2280 x 14004100 x 2280 x 14003100 x 2280 x 1400

    
U 4023U 4023 cabina duplaU 5023U 5023 cabina dupla
Peso máx. autorizado (com SA correspondente) (t)Peso máx. autorizado (com SA correspondente) (t)Peso máx. autorizado (com SA correspondente) (t)Peso máx. autorizado (com SA correspondente) (t)
7,5/8,0**/10,37,5/8,0**/10,312,5/13,0**/14,512,5/13,0**/14,5
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo dianteiro (t)
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo dianteiro (t)
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo dianteiro (t)
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo dianteiro (t)
4,1/4,1**/4,64,1/4,1**/4,65,5/5,7**/6,45,5/5,7**/6,4
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo traseiro (t)
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo traseiro (t)
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo traseiro (t)
Cargas sobre o eixo autorizadas:
Peso no eixo traseiro (t)
4,6/4,6**/6,04,6/4,6**/6,07,1/7,9**/8,87,1/7,9**/8,8

* Dados dependentes da carga e dos pneus
** Série

Velocidades de marcha.

    
U 4023U 4023U 5023U 5023
    
Marcha à frenteMarcha-atrásMarcha à frenteMarcha-atrás
Velocidade básica 1Velocidade básica 1Velocidade básica 1Velocidade básica 1
6,64,46,94,5
Velocidade básica 2Velocidade básica 2Velocidade básica 2Velocidade básica 2
9,66,39,96,5
Velocidade básica 3Velocidade básica 3Velocidade básica 3Velocidade básica 3
14,59,515,09,9
Velocidade básica 4Velocidade básica 4Velocidade básica 4Velocidade básica 4
19,713,020,413,4
Velocidade básica 5Velocidade básica 5Velocidade básica 5Velocidade básica 5
29,019,130,119,8
Velocidade básica 6Velocidade básica 6Velocidade básica 6Velocidade básica 6
41,927,543,428,5
Velocidade básica 7Velocidade básica 7Velocidade básica 7Velocidade básica 7
63,541,765,843,2
Velocidade básica 8Velocidade básica 8Velocidade básica 8Velocidade básica 8
86,456,789,658,8

    
U 4023U 4023U 5023U 5023
    
Marcha à frenteMarcha-atrásMarcha à frenteMarcha-atrás
Relação fora de estrada 1Relação fora de estrada 1Relação fora de estrada 1Relação fora de estrada 1
2,11,42,21,4
Relação fora de estrada 2Relação fora de estrada 2Relação fora de estrada 2Relação fora de estrada 2
3,02,03,12,0
Relação fora de estrada 3Relação fora de estrada 3Relação fora de estrada 3Relação fora de estrada 3
4,63,04,73,1
Relação fora de estrada 4Relação fora de estrada 4Relação fora de estrada 4Relação fora de estrada 4
6,24,16,44,2
Relação fora de estrada 5Relação fora de estrada 5Relação fora de estrada 5Relação fora de estrada 5
9,16,09,46,2
Relação fora de estrada 6Relação fora de estrada 6Relação fora de estrada 6Relação fora de estrada 6
13,18,613,68,9
Relação fora de estrada 7Relação fora de estrada 7Relação fora de estrada 7Relação fora de estrada 7
19,913,120,613,6
Relação fora de estrada 8Relação fora de estrada 8Relação fora de estrada 8Relação fora de estrada 8
27,117,828,118,4

* Valores com pneus de série em km/h. As velocidades de marcha podem divergir noutros pneus.

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As imagens e textos podem conter também acessórios e equipamentos especiais que não fazem parte do volume de fornecimento de série. As ilustrações apresentadas são meramente exemplificativas e não reproduzem necessariamente o estado real dos veículos originais. A aparência dos veículos originais pode divergir destas ilustrações. Sujeito a alterações. As imagens e textos poderão conter igualmente modelos, serviços de assistência, outros serviços e produtos que não são oferecidos em todos os países.